A partir do mês de outubro e novembro, em todos os segmentos já começam as principais apostas para o ano de 2019 e chegando dezembro então, nem se fala.
Em todos os segmentos começam a surgir informações sobre as principais tendências, para o ano seguinte e claro, que no marketing digital não seria diferente.
Você vai conferir aqui quais são as principais tendências. Algumas é fácil de identificar até mesmo pelo movimento que já foi possível perceber ao longo desse ano e que apenas se fortaleceu até o momento.
Tanto para profissionais desse segmento, como para entusiastas que desejam conhecer mais sobre o mercado, além de empreendedores que buscam entender sobre marketing para aplicar os conhecimentos ao seu próprio negócio, é importante conferir as mudanças para o próximo ano.
É possível prever as mudanças do marketing digital?
Por vezes, pode até mesmo ser um pouco difícil falar em tendências no digital, uma vez que durante o ano acompanhamos várias novidades que surgiram, seja melhorias em plataformas já conhecidas ou mesmo, novas tecnologias que foram lançadas.
Algumas pessoas acreditam ser uma tarefa a parte acompanhar as tendências e mudanças que acontecem em tempo real no digital. Mas principalmente para conseguir trazer resultados, para uma empresa, é preciso dedicar tempo para esta atividade.
E até mesmo por essas grandes mudanças, é preciso estar sempre com o conhecimento em dia para ir mais além e não apenas acompanhar o ritmo das novidades digitais.
Muito mais do que conhecer e saber o que está acontecendo no momento, é preciso definir estratégias adequadas para o marketing digital da sua empresa.
Assim será possível ofertar ao público mais do que produtos e serviços de qualidade, estratégias de venda e marketing, que serão correspondentes com o desejo do seu público alvo.
Separamos aqui as principais tendências que profissionais e especialistas na área do marketing digital, já estão apostando e investigando para o próximo ano que podem fazer a diferença na sua empresa.
Realidade virtual aumentada
Nos últimos tempos, muito se fala sobre a realidade virtual aumentada e já é possível conferir os vários benefícios que essa tecnologia traz, para a vida de várias pessoas e especialmente para as marcas, que aplicam de modo adequado essa estratégia para as suas vendas.
Quando falamos em realidade virtual ou aumentada, para muitos é fácil e rapidamente associada com jogos. No entanto, essa tecnologia pode ser utilizada para diferentes finalidades como, por exemplo, na educação e também para vendas.
Apesar de ser mais conhecida e conferida nos jogos é muito fácil perceber como a realidade aumentada está sendo aplicada e a cada dia, mais empresas estão tomando o conhecimento e aplicando nas suas estratégias, trazendo resultados satisfatórios.
Um ótimo exemplo é o case da IKEA, que disponibilizou aos seus clientes a plataforma Virtual Reality Kitchen, IKEA VR Experience.
Acessando o ambiente digital, os clientes conseguiam visualizar diferentes opções de móveis, sempre da IKEA, para comprar o produto correto que além de elevada qualidade era possível combinar com o ambiente desejado.
Você já parou para pensar e analisar como essa tecnologia pode ser utilizada, na sua empresa?
Deixe que as pessoas falem sobre o seu produto
Desde o ano de 2017 uma estratégia de venda e marketing que está dando certo, é o marketing de influência.
Cada vez mais as pessoas confiam e acreditam no que terceiros falam sobre, um determinado produto e até mesmo, mais do que as próprias marcas falam sobre o seu produto e serviço.
Isso se deve ao fato de que as pessoas estão consumindo cada vez mais as mídias sociais, e algumas pessoas que tenham relevância e entregam informação e conteúdo de qualidade, conquistam facilmente a atenção e confiança do público.
Uma pesquisa realizada pela Linqia indicou que, 86% dos profissionais da área de marketing, buscam investir em influenciadores digitais, para auxiliar na divulgação e venda dos produtos, trazendo resultados de venda com ROI (Return On Investiment) positivo, para as empresas que escolheram essa estratégia.
Essa é uma das melhores opções para falar com um determinado público, uma vez que o influenciador, independentemente da mídia social escolhida, consegue um elevado alcance com a qualidade adequada para falar e indicar um determinado produto.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo deixou de ser uma tendência, para ser uma necessidade especialmente para as empresas que tem o desejo de, aumentar o volume de acessos ao site e a partir disso, aumentar também as vendas do mesmo.
No entanto, a medida em que o marketing de conteúdo conseguiu conquistar a relevância e interesse dos profissionais de marketing, agora é necessário melhorar a qualidade e trazer informações ainda mais relevantes, respondendo aos questionamentos dos usuários, de forma rápida e objetiva.
Modelos de artigos que são copiados na íntegra e sem um tom de conversa com o cliente, sem entender a necessidade e sanar as dúvidas do mesmo serão deixados de lado, perdendo a credibilidade e confiança que antes o cliente tinha.
Dentro das tendências do marketing digital, o branded content, deve ser uma preocupação assim como, os anúncios que precisaram cada vez mais passar despercebido do público, para não ser algo irritante ou mesmo, rapidamente ignorado pelo usuário.
SEO continua com força total
Para continuar em uma curva crescente de vendas e reconhecimento de marca, as empresas estão apostando cada vez mais no SEO.
Além disso, o orçamento que continuou apertado no ano de 2018, favorece o cenário para que em 2019 um grande número de empresas continue investindo e outras, iniciem os trabalhos para otimização de páginas e criação de conteúdo otimizado.
Criação de conteúdos de qualidade e a exposição orgânica está chamando cada vez mais, a atenção tanto dos profissionais da área de publicidade e marketing digital, assim como outros profissionais e responsáveis pelo seu próprio negócio que buscam novas formas de divulgação do seu negócio.
As revisões do algoritmo do Google realizadas de forma recorrente, também auxilia nesse cenário, para contar com profissionais qualificados que realizam a captação orgânica de resultados.
Essas são apenas algumas das principais tendências no marketing digital para 2019, e que precisamos ficar de olho para implementar nas empresas e assim, conquistar os melhores resultados no próximo ano.
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