SEO – Search Engine Optimization, é o termo utilizado para o conhecimento e as práticas realizadas para os mecanismos de busca e isso, provavelmente você já sabe. Talvez o que você não saiba ainda, é como utilizar os conhecimentos de SEO, para a sua estratégia de marketing digital e até mesmo, como conseguir alcançar as primeiras posições do Google, através disso.
Muitas pessoas ainda não entendem como funciona o mecanismo de busca e qual a importância, de estar entre e ser encontrado entre as primeiras posições. Vamos dar um exemplo simples.
Digamos que você está procurando um determinado item. Quando você encontra logo de primeira o que precisa, dificilmente vai continuar procurando a mesma coisa, certo? Mal comparando é assim que funciona o Google.
Na maioria dos casos, são nas primeiras posições que estão os melhores serviços e conteúdos, que irão te ajudar a encontrar exatamente o que precisa.
A importância de ser encontrado na primeira página de busca e mais ainda, nas primeiras posições do ranking é grande, especialmente quando falamos de uma busca feita por um usuário, e que tem grandes chances de resultar em uma compra ou fechamento de um determinado negócio.
E se esse usuário ou ainda, possível cliente não encontra a sua empresa, provavelmente irá encontrar o seu cliente, fazendo com que você perca a chance de venda.
O que são os conteúdos orgânicos
Conteúdo orgânico é todo aquele que não precisa de investimento financeiro, para ser promovido e assim, ser encontrado diretamente nas primeiras páginas de busca do Google.
O Google tem como principal objetivo atender as principais necessidades e dúvidas dos seus usuários, e quanto melhor for o conteúdo, maiores serão as chances de conseguir alcançar as primeiras posições, afinal, este ranking é muito disputado.
Mas não pense que basta um bom conteúdo, para chegar nas melhores posições do Google, existem ainda outras técnicas e conhecimentos que são necessários, para alcançar a tão desejada primeira posição.
Para te ajudar a alcançar os melhores resultados, tanto nas buscas, como nos negócios, vamos te apresentar alguns dos pontos principais que são de grande importância e muito observados pelo Google principalmente, no momento de mostrar os melhores resultados para o usuário.
São mais de 200 algoritmos que podem ser levados em conta no momento da busca. Aqui vamos apresentar apenas alguns, para que você consiga começar a mudar ou ainda, incrementar a sua estratégia de marketing digital.
- Snippet
O snippet podemos dizer que é o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo e por isso, deve estar impecável.
A title (título), URL e description (descrição) são elementos importantes, e que devem ser pensados de modo estratégico, para conseguir despertar o interesse e chamar a atenção do usuário, para que ele selecione o seu link e assim, o seu site consiga ganhar mais acessos e logo, maior visibilidade.
- Palavras-chave
Para que o Google consiga trazer resultados que sejam adequados para o usuário e que principalmente, irá atender e resolver o problema dele nesse momento, os bots do Google utilizam as tão conhecidas palavras-chave, para trazer os resultados.
No caso de a pesquisa com o termo Como alcançar as primeiras posições do Google, é bem provável que “Como alcançar” e “primeiras posições Google”, serão as palavras-chave dessa pesquisa e assim, será apresentado para o usuário os mais variados sites, que contenham esses termos em seu conteúdo.
- Conteúdo de qualidade
Em tempos antigos bastava digitar a palavra-chave no meio de um artigo qualquer e logo, iria encontrar alguns resultados, sobre o termo desejado em diferentes sites.
No entanto, com o avanço da tecnologia, mudança de comportamento do público tanto como usuário, como consumidor, hoje é necessário ter um conteúdo de qualidade para captar não apenas o link, mas a atenção do usuário e mais do que isso, com um bom conteúdo que irá atender à necessidade e resolver o problema da pessoa.
Assim como nas redes sociais, o marketing de conteúdo também sofreu uma grande alteração nos últimos anos, e nos dias de hoje, é necessário produzir um conteúdo que tenha interação com uma pessoa real e não apenas, com um público X, idealizado pela marca.
As estratégias que são realizadas tanto por empresas como por agências de marketing digital, hoje buscam um relacionamento que seja direto e pessoal com o público, para criar maior relação de intimidade e assim, ganhar a confiança de uma pessoa para que ela venha a comprar o produto ou serviço, de uma determinada empresa.
- Tenha um visual organizado
Esse tópico é conhecido por poucas pessoas, infelizmente, mesmo sendo algo tão importante como palavra-chave ou mesmo, a qualidade do conteúdo que será postado.
O design do site deve ser muito bem pensando, planejado e organizado. O mais indicado são sempre layouts mais clean, que consigam proporcionar um visual agradável para que o leitor tenha uma boa sensação ao visitar o site.
No caso de páginas cheias de informação e que não proporcionam uma boa leitura, nem do conteúdo e nem mesmo das outras informações ao redor, acabam trazendo uma experiência ruim do usuário, o que pode ser prejudicial em vários aspectos para o site.
Isso acontece, pois, os bots do Google percebem que os usuários entram e saem rapidamente do site. Se isso acontece várias vezes, logo o algoritmo entende que a página não traz uma boa experiência para o usuário. Desse modo, o site em questão terá maior dificuldade para conseguir alcançar as primeiras posições do mecanismo de busca, que são aproximadamente 30%, das buscas de um determinado termo e que na maior parte dos casos, o clique acaba sendo convertido futuramente em vendas.
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